Suportes para impressão | #DICAS

E pra onde vão as cores? O projeto gráfico não termina quando finalizamos um arquivo, ele só termina quando é impresso. Por isso o suporte da impressão faz toda a diferença, veja:


Sempre que entregamos um novo 'job', chega a hora de discutir e propor o melhor suporte para execução do projeto gráfico. É a hora de finalizar o projeto de acordo com o que o designer imagina como ideal, para tornar o projeto usual, belo, inovador.
Para esclarecer melhor os tipos de suporte e seus detalhes, separei um artigo bastante simples e interessante, vejam:



Papel

O papel é a união de fibras, unidas tanto fisicamente quanto quimicamente, aonde suas fontes são: madeira, algodão, bambu, cana-de-açúcar, capim.
Dependendo do tipo de papel, ele causa a sensação de sofisticação, delicadeza, beleza, como o papel supremo e o couchê. O custo dele depende da tiragem, quanto maior a tiragem mais barato o papel, quanto menor, mais caro.
No caso da disponibilidade do papel, o mercado de papel é sazonal, pois alguns tipos de papeis são produzidos somente em alguns períodos do ano, exceto o sulfite e o couchê que são mais freqüentes.
Como já dito no meu primeiro post sobre tipos de papel e suas aplicações é preciso escolher muito bem o tipo de papel e suas características para que o produto final saia com qualidade, e na maneira esperada. Porém devemos tomar cuidado, pois alguns sistemas de impressão não permitem o uso de determinados tipos de papéis.

Vidro

Antigamente, era o material utilizado para a fabricação de embalagens. ( Como por exemplo as garrafas de Coca-Cola reutilizáveis, se lembram?).
Uma embalagem de vidro é usada hoje em dia para armazenar alimentos, bebidas, produtos químicos, farmacêuticos e de beleza, pois assim é possível preservar as propriedades dos produtos.
Esse tipo de embalagem pode ser lavada e reutilizada. Os tipos de impressões que são possíveis de ser utilizado em embalagens de vidro são Serigrafia ou Tampografia.

Metal

É um tipo de suporte que pode resistir a pressão mecânica. Uma embalagem de metal é usada para preservar alimentos, bebidas, produtos químicos, farmacêuticos e de beleza, como explicado anteriormente no vidro.
Essas embalagens são produzidas por folhas de flandres, que é uma liga metálica, de folha de ferro-estanhado, aumenta a resistência à corrosão, fazendo com que a impressão feita por cima do suporte agüente por mais tempo.

Plástico

É um suporte bastante usado, pois o plástico pode ser moldado em diversos formatos, possibilitando que o designer produza o produto no formato que quiser.
É de material leve, que permite difusão de gases, vapor e sabores. São usados nas embalagens como Frascos, Sacos, Tubos, Engradados, Sacolas, Filmes, etc.
Tipos de Plásticos:

Polipropileno (PP)

É usado para moldar tampas, pequenos frascos, rótulos de garrafas, potes.

Poliestireno (PE)

É um tipo de plástico que possui a forma de espuma. Usado em: xícaras de bebidas quentes, recipientes isolantes para comida, caixas de ovos, embalagens almofadadas.

Cloreto de Polivinila (PVC)

Esse plástico é utilizado para frascos rígidos e maleáveis, blister e filmes. Usado em: Cosméticos, produtos de limpeza e da indústria.
Para ler o texto na íntegra, clique aqui:
Texto de Cris Schiavenin para a Chocoladesign
Fonte: VILLAS-BOAS, André | Produção Gráfica para Designers