Uma marca que já nasce grande: Prêmio Anhanguera



Ao contrário do que muitos possam pensar, o projeto de criação de um desenho que identifique: os anseios, intenções, missão, visão, valores... sejam elas relacionadas a uma empresa, um produto ou serviço, não é um instante de invenção sem parâmetros, é resultado de estudos e análises detalhadas, e que levam tempo, para chegar a um grau de excelência,  qualidade e resultado assertivos que é necessário a qualquer logotipo. Para a concepção do desenho que resultou no ícone e logotipo do Prêmio Anhanguera foram realizados estudos, por meio de pesquisas visuais (como são as marcas de outros prêmios para que este consiga se diferenciar dos demais, pesquisa visual de público e comportamento... ) e dados fornecidos pela SEMEDES, com relação a intenção do prêmio, a relação dele com a sociedade, sua repercussão. Também foram expostas as intenções de continuidade do prêmio por saber que ele é um importante incentivo às boas práticas empresariais, afinal, incentivando as empresas locais, é possível conseguir benefícios ao Município e aos cidadãos gerando qualidade em serviços e produtos, lucros, investimentos, emprego, etc... 

Após análise desses dados é que se dá início aos esboços que tem o intuito de traduzir em traços, linhas e formas esses dados que dão significado ao Prêmio Anhanguera. Sabe-se que somente sob esse tipo de cuidado, é possível que o Logotipo possa realmente se tornar a Marca do Prêmio Anhanguera, pois cada traço traduz idéias e sentimentos, e com isso conseguimos a identificação do público e isso gera um laço emocional que provavelmente ira tornar o Prêmio Anhanguera a marca da qualidade e excelência empresarial na região.


O desafio para a criação do logotipo e ícone do Prêmio Anhanguera, é que estamos tratando de um público com características mistas. Estamos falando com empresários, mas, eles vem de diversas áreas: humanas, exatas, biológicas. Um determinado desenho pode ser compreendido por diversas formas, inserido num contexto cultural proveniente de suas variadas relações sociais e da integração com o ambiente que ocupa e transforma. Sendo assim a melhor forma para proporcionar identificação e compreensão do desenho é ser simples e organizado para assim atingir todo ou ao menos grande parte do público alvo.

Mas, ser simples, não significa fácil, muito pelo contrário. Encontrar em uma forma simples, sem perder todo um montante de significado, significa fazer um resumo visual até chegar a essência daquele desenho. Por isso, essa simplicidade foi obtida por meio de uma malha construtiva, por onde o desenho é construído usando a regras da teoria da Sequência de Fibonacci. 



Desta maneira a concepção visual se deu da seguinte forma: A opção pela forma foi por ter uma ligação gráfica entre a letra "A" e a ponta  triangular da seta dos Gráficos positivos, (que em sua marioria, são representados por setas com pontas triangulares apontando para cima. O triângulo também é a base de construção da letra «A» de ANHANGUERA), e principalmente porque os gráficos fazem parte do cotidiano do empresário. O gráfico positivo é o ideal de todo empresário, significando: sucesso, resultado e recompensa (conceitos essenciais ao Prêmio Anhanguera). Estando também representando a letra "A" estamos fixando o nome do prêmio. 

A opção pelo círculo, que é a forma que delimita o desenho do ícone, (indicando que a premiação é restrita a empreendedores da área territorial do município dSantana de Parnaíba), se dá porque o círculo é um símbolo universal relacionado a noções de totalidade, perfeição e movimento cíclico

A repetição da forma triangular vem identificar as 3 categorias premiadas: Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, formando assim um desenho que é recortado pelo circulo , remetendo a idéia da repercução de uma idéia. 


A fonte escolhida para a assinatura da marca, busca legibilidade e simplicidade para que não 'brigue' visualmente com o ícone.

A cor azul foi escolhida porque transmite segurança, lealdade e confiança. 

Partindo dos mesmos princípios descritos acima, as sub-categorias do prêmio foram desenhadas sob a mesma malha construtiva, diferenciando-se uma da outra pela cor de acordo com as diferenças essenciais de cada categoria:
empreendedorismo - cor: vinho
. significado: dinamismo, liderança, requinte.


responsabilidade social - cor: azul esverdeado
. significado: compreensão, credibilidade, paz.


responsabilidade ambiental - cor: verde
. significado: equilíbrio, esperança, juventude.