redesign de marca - Tituba


A idéia conceitual.

O desenho da marca é composto por três elementos importantes que juntos representam o trabalho das mulheres da Tituba.

A fonte escolhida é forte, tem espessura marcante e pesada. O espaço entre letras é organizado por cortes verticais que desenham cada uma delas individualmente. Este elemento retrata a força e a organização popular de mulheres. Num paralelo entre as características da fonte podemos dizer que cada mulher da Tituba é uma das letras, cada qual com as suas características particulares e que juntas fazem um trabalho especial. Esta é a essência do projeto.

A cultura e os desenhos africanos são representados pelo grafismo que fica dentro da fonte Tituba. Aqui se apresentam mais dois elementos conceituais importantes: em primeiro lugar o grafismo africano que originalmente é composto por linhas retas e perfeitas ganhou traços mais orgânicos ficando com um ‘ar’ artesanal; em segundo lugar, o fato dele estar dentro da palavra é a representação do trabalho da cooperativa (... uma experiência de organização de mulheres que apostam num trabalho solidário que muda as suas vidas e a relação das pessoas com a cultura afro).

A silhueta feminina que parece desfilar sobre a palavra é a moda da Tituba, é a exposição do trabalho, enfim, é o resultado do trabalho da cooperativa.

Projeto de redesign de marca e gestão de design concebido em parceria com a arquiteta Van.Ra - atelier ABOUT